Uma etapa de extrema importância do processo empreendedor é a elaboração do
Plano de Negócio. Através dele prevê-se como irá evoluir o desenvolvimento da
oportunidade de negócio direciona-se o novo empreendimento através de metas
e trade-off, determina-se a respetiva viabilidade, quais os
recursos necessários para a sua implementação e como serão captados esses
recursos. Além disso, é através do plano de negócio que se traduzem falsas
ideias e metas ambíguas ou abstratas em medidas explícitas que auxiliam nas
tomadas de decisão durante a gestão da organização.
O Plano de Negócio é construído pelo empreendedor, sendo que é um documento
no qual são detalhadas as características internas e externas do projeto, de
forma a aplica-lo e ao mesmo tempo delinear os meios parara alcançar as metas
propostas.
A elaboração do Plano de Negócio estimula o empreendedor a entender o seu
negócio, a avaliá-lo diante de diferentes cenários, considerando possíveis
barreiras de sucesso e maneiras de as evitar ou superar, podendo no limite
conduzir ao abandono do projeto ainda numa fase inicial do empreendimento ainda
na fase do projeto, evitando assim a perda de recursos e frustrações (Hisrich e
Peters,2004).
O Plano de Negócio torna-se assim num instrumento fundamental para a estruturação
de uma boa ideia de negócio. O Plano de Negócio corresponde à implementação da
ideia e à sua tradução na criação de valor, devendo ser um instrumento dinâmico
e ajustável á evolução da própria ideia e ao mercado.
Para elaborar o plano de negócio é fundamental que o mesmo siga as
seguintes fases:
Resumo da ideia e resultados previstos
Esta primeira fase é muito importante, pois as pessoas, empresas ou
instituições que vamos contactar estarão interessadas em 1º lugar em perceber o
que vale o nosso negócio. Se não lhes conseguirmos explicar em poucas palavras
quais os nossos produtos/serviços, qual a nossa localização, o que vamos vender
e o lucro que esperamos obter, então dificilmente vão perder muito mais tempo a
ler o resto do nosso Plano de Negócio. Apesar deste resumo aparecer logo no
inicio, a versão final só deverá ser escrita apenas no fim de termos elaborado
o Plano de Negócio, pois só no final de elaborarmos o plano é que teremos uma
ideia mais precisa do percurso que vamos seguir, das necessidades e dos
resultados previstos.
Estes são alguns dos pontos que deverão estar bem definidos nesta fase;
· Qual o nome da empresa.
· Qual a área de atividade.
· Qual o tipo de clientes que vamos
abordar e qual o mercado.
· Qual ou quais as nossas vantagens
competitivas.
· Qual o investimento necessário e quais
as fontes de investimento.
· Qual a previsão de vendas e lucros
para os 3 primeiros anos, rentabilidade do negócio, e retorno do investimento.
· Apresentação de parcerias chave.
· Características técnicas e pessoais
para assegurar o projeto.
Nesta fase o empreendedor deverá explicar a sua ideia de negócio, esta
deverá ser concisa, bem pensada e de fácil compreensão. Deverá também escrever
ao pormenor as características do seu produto/serviço. Temos de ter em conta
que é perfeitamente natural que estas características sejam alteradas ao longo
da construção do plano, e até mesmo depois da empresa ter iniciado a atividade,
é sinal de que a informação que vamos recolhendo e analisando é relevante para
a nossa empresa, o que não deixa de ser bastante positivo.
A descrição do seu negócio terá de responder às seguintes perguntas;
· Qual o seu produto/serviço principal?
· Qual a sua proposta de valor única?
· Qual a sua vantagem competitiva?
· Como é que o seu produto/serviço irá
atender às necessidades dos seus clientes?
· Qual a sua meta de desenvolvimento de
produto?
Nesta fase é muito importante ter uma visão global dos vários tipos de
consumidores que existem. Só assim poderemos selecionar aqueles a quem nos
queremos dirigir. Pois não vamos conseguir atender a todos e para além do mais
nem todos estarão interessados nos nossos produtos/serviços. Outro ponto
importante é a concorrência. Procure identificar quem são os seus principais
concorrentes. A partir daí, visite-os e examine as suas boas práticas e
deficiências. Lembre-se de que os concorrentes são aquelas empresas que atuam
no mesmo ramo de atividade que o seu e buscam satisfazer as necessidades dos
seus clientes.
Estudo dos Clientes
1º passo identificar as características gerais dos clientes
· Qual a faixa etária?
· Na maioria são homens ou mulheres?
· Têm família grande ou pequena?
· Qual é o seu trabalho?
· Quanto ganham?
· Qual a sua escolaridade?
· Onde moram?
2º passo identificar os interesses e comportamentos dos clientes
· Qual a quantidade e com que frequência
compram esse tipo de produto/serviço?
· Onde costumam comprar?
· Que preço pagam atualmente por esse
produto/serviço similar?
3º passo identificar o que leva as pessoas a comprar
· O Preço?
· A qualidade dos produtos/serviços?
· A marca?
· O prazo de entrega?
· O prazo de pagamento?
· O atendimento da empresa?
4º passo identificar onde estão os seus clientes
· Qual o tamanho do mercado em que irá
atuar?
· É apenas na sua rua?
· O seu bairro?
· A sua cidade?
· No seu distrito?
· No seu país?
· Os seus clientes vão encontrar a sua
empresa com facilidade?
Estudo dos Concorrentes
Nesta fase teremos de identificar os pontos fortes e fracos dos seus
concorrentes em relação ao seu negócio
·
Qualidade dos materiais utilizados- cores, tamanhos, embalagem, variedade;
·
Preço cobrado;
·
Localização;
·
Condições de pagamento, prazos concedidos, descontos praticados;
·
Atendimento prestado;
·
Serviços disponibilizados-horários de funcionamento, entregas ao domicilio;
·
Garantias oferecidas
Após fazer todas estas comparações, é altura de tirar algumas conclusões;
·
A sua empresa poderá competir com
outras empresas que já estão no mercado há mais tempo?
·
O que irá fazer para que as
pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprarem na sua empresa?
·
Há espaço para todos, incluindo a
sua empresa?
A estratégia de uma empresa é o conjunto
de ações que definem os rumos possíveis a seguir no futuro, consoante as
circunstâncias com que ela se vai deparar. A estratégia surge como a
necessidade permanente da empresa face à existência de concorrência (direta ou
indireta, efetiva ou potencial), que a coloca perante o risco de perder a sua
posição no mercado.
· Análise
SWOT (Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças)
Para ajudar a desenhar a estratégia da
sua empresa, é interessante que sejam analisados os ambientes interno e externo
do seu negócio. Durante a análise do ambiente interno, devem ser identificados
os pontos fortes e fracos aos quais a organização está submetida, ou seja,
características internas que estão bem consolidadas e pontos a serem
melhorados. Já no que diz respeito à análise do ambiente externo, deverá ser
feita uma lista com as oportunidades e ameaças que possam interferir direta ou
indiretamente na empresa que muitas vezes podem ser extraídas de uma análise de
mercado a da concorrência. Através dessa análise, é possível traçar ações que
maximizem os pontos fortes e minimizem os pontos fracos, bem como conhecer
melhor o ambiente em que se está envolvido.
Definição da identidade da
empresa
É muito comum que empresas,
principalmente de menor dimensão, não possuam uma identidade própria,
consubstanciada na definição de negócio, missão, visão e
valores próprios. No entanto é de extrema importância que a sua identidade
seja definida, de modo a divulgar o que a empresa oferece, o porquê da sua
existência, onde ela quer chegar e quais os seus princípios. Nesta etapa é
comum que as empresas definam o seu negócio, missão, visão, valores e os
comuniquem a todos os seus membros, parceiros e clientes, de forma a existir um
alinhamento quanto à real identidade da organização. Como consequência disso, é
a maior facilidade o alinhamento dos colaboradores por um objetivo comum.
· Definição
dos objetivos da organização e ações para alcançá-los
Depois de definir a identidade da
empresa, para que a sua estratégia possa ser bem definida, é necessário que os
seus objetivos sejam definidos. Esses objetivos devem de estar relacionados com
a visão da empresa, ou seja, com a identidade da organização e com o
posicionamento estratégico que ela pretende alcançar.
Por vezes muitos empreendedores
confundem marketing com publicidade. Marketing[5] é tudo o que fazemos que gera vendas,
publicidade é uma vertente do marketing. A publicidade é qualquer forma paga de
promoção impessoal de ideias, bens ou serviços por um agente identificado,
concebida para gerar vendas e conhecimento da marca. Normalmente, é também o
elemento mais dispendioso da estratégia de marketing.
O plano de marketing reúne a compreensão
que se tem do mercado, do seu cliente, da sua concorrência e sobre o seu nível
de preços. A partir destes fatores, gera uma abordagem estratégica e tática ao
produto e um orçamento para poder suportar esta abordagem. O plano de marketing
deverá também estabelecer o posicionamento no mercado, o nicho de foco, a
proposta de valor e a vantagem que a empresa detém ou seja, o plano de
marketing vai definir quem é o cliente, e porque é que este lhe deverá comprar
à empresa.
Uma das partes mais importantes do plano
de marketing são os 4P`s [6], uma ferramenta que ajuda o empreendedor a
criar eficiência das vendas. O objetivo é fazer o máximo possível de
vendas, saber o que precisa para maximizar tanto os lucros como as vendas, será
a chave para desenvolver um plano eficaz.
1. Produto-
Nesta fase é descrito o produto/serviço que irá oferecer, incluindo dimensões,
referências, qualidade, garantias e embalamento. Explique de uma forma sucinta
como é que o produto/serviço vai satisfazer as necessidades dos seus clientes,
qual a área geográfica onde vai ser vendida, as suas características, os
benefícios e as vantagens competitivas.
2. Distribuição- Nesta
fase deve explicar como é que o seu produto/serviço vai ser entregue. Descreva
também quais serão os canais de distribuição e as instalações físicas
necessárias para a deslocação do produto, desde a sua fabricação até chegar ao
consumidor final
3. Promoção- Defina
quais os canais de publicidade que vai usar para divulgar o seu
produto/serviço, (internet, flyers, revistas, jornais,
rádio, televisão). Crie a sua estratégia de relações públicas e utilize a sua
rede de contactos.
4. Preço- Nesta
fase terá de decidir quanto é que o mercado vai pagar pelo seu produto/serviço.
A estratégia do preço consiste em decidir um preço para o seu produto/serviço
nos seus diferentes alvos de mercado. Com base no seu posicionamento, decida se
o seu produto/serviço vai ter preços com desconto ou elevados.
Depois de estabelecidos os 4P`s, o
próximo passo será:
Avaliar o mercado
· Qual
a dimensão do mercado a nível local, nacional, global?
· Com
que frequência é que as pessoas compram o seu tipo de produto?
· Os
seus clientes compraram com uma frequência diária, semanal, mensal, anual, ou a
cada cinco a dez anos?
Definir o público-alvo
· Rendimentos?
· Localização?
· Idade?
· Formação?
· Profissão?
Já consegue ver o rosto do seu cliente?
É importante lembrar que quanto melhor
conhecer o seu cliente, mais probabilidade terá de efetuar uma venda.
Criar valor para o
cliente
Comece por identificar quais as
qualidades que os seus clientes valorizam mais e menos no seu produto/serviço.
Construa a sua estratégia de marketing com base na perceção que os clientes têm
do valor do seu produto/serviço tem para eles. É de importância extrema que o
seu plano de marketing esteja focado nos clientes.
Definir a comunicação
de marketing
· Digital
Marketing- investir num site é obrigatório para qualquer empresa. O
site de uma empresa é a sua ferramenta de vendas mais importante. Uma das
chaves para o sucesso de um site é este ser capaz de resolver imediatamente o
problema do cliente logo na página inicial, tente não obrigar o cliente a
procurar informações sobre o produto ou de apoio ao cliente. Caso o seu site
seja direcionado para vendas não se esqueça de incluir um carrinho de compras
que seja fácil de usar, e um sistema em que os seus clientes possam pagar
facilmente pelas suas compras.
· Social
Marketing - Esta é sem duvida uma das ferramentas mais poderosas que
possui para anunciar a sua empresa. Nas redes sociais tudo gira em torno do “dar
e receber”. O objetivo é oferecer valor para construir relações, o que por
sua vez vai “criar burburinho” para que as pessoas o vejam como um
recurso e transmitam a sua mensagem de marketing a outros da sua rede. Fazer
publicidade abertamente ou impor um negócio nas redes sociais sem oferecer
algum valor primeiro não é visto com bons olhos. Se alguém tiver uma ótima
experiencia como cliente, poderá tornar-se voluntariamente um embaixador da sua
marca.
· Mail
Marketing - O marketing por email, consiste em comunicar regularmente
com antigos clientes, atuais e potenciais. Deverá enviar com alguma
regularidade newsletters, conteúdos úteis e ofertas especiais.
· Events
Marketing-Frequentar feiras de negócios sobre a sua indústria é uma
excelente forma de criar potenciais relações a longo prazo. A aquisição de um
espaço onde possa demonstrar o seu produto, pode poderá trazer um bom retorno
do investimento. Frequente somente as feiras de negócio focadas no seu
mercado-alvo. Poderá também patrocinar um clube local ou organizar um torneio.
· Comunicação
Impressa- flyers, panfletos, folhetos, podem ser
excelentes em chamar a atenção, principalmente se associados a estes estiver
alguma oferta promocional por tempo limitado.
Definir o orçamento
para o marketing
· Comparar
os custos do marketing, com o número de vendas necessárias de efetuar para
determinar o custo de aquisição de cliente.
· Medir
o retorno de investimento das suas campanhas de marketing
· Planos
de marketing flexíveis de modo a serem alterados de acordo com as condições de
mercado
· Definir
uma verba para futuras iniciativas, com o intuito de continuar a atrair
clientes.
É importante que defina que o máximo de
rigor possível os custos nas campanhas de marketing. Não há nada pior do que
descobrir á última da hora que não tem dinheiro suficiente para uma iniciativa
de marketing.
Layout
É através do layout que será definido a
distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias,
matérias-primas, produtos acabados, estantes, gondolas, vitrines, prateleiras,
etc.) e das pessoas no espaço disponível. Um bom arranjo físico traz uma série
de benefícios, tais como:
· Aumento
da produtividade.
· Diminuição
do desperdício.
· Maior
facilidade na localização dor produtos pelos clientes na área de vendas.
· Melhor
comunicação entre os setores e as pessoas.
Capacidade
Produtiva/Comercial
É importante estimar a capacidade
instalada na empresa, isto é, a quantidade que poderá ser produzida ou quantos
clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com estes dados será
possível diminuir a ociosidade e o desperdício.
Processos Operacionais
É o momento de decidir como a empresa
irá funcionar. O empreendedor deverá pensar em como serão feitas as diversas
atividades, descrevendo etapa por etapa como serão fabricados os produtos, a
venda das mercadorias, a prestação de serviços ou até mesmo as tarefas
administrativas. Identifique os processos de negócio que vão ser realizados, os
seus responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários.
Em relação à organização do nosso
negócio precisamos de planear as atividades, procurando permanentemente atingir
o máximo de produtividade, qualidade e satisfação dos nossos clientes, ao menos
custo possível. Teremos de pensar em todos os momentos, desde a produção/prestação
do serviço até ao serviço pós-venda de modo a que todas estas etapas sejam
analisadas e melhoradas ao máximo, nesse sentido torna-se fundamental ter as
pessoas certas nos lugares certos.
Nesta fase, o empreendedor terá de saber
gerir diferentes competências e principalmente diferentes motivações. Uma das
primeiras competências que tem de aprender enquanto empreendedor é saber
delegar. Descubra quais as tarefas que pode pagar para outra pessoa fazer. Numa
pequena empresa, os recursos são sempre escassos, poe isso é importante
aproveitá-los ao máximo. O mesmo podemos aplicar aos seus funcionários, se não
aproveitar todo o seu potencial, estará a desperdiçar dinheiro. Pague os
salários mais altos que puder e comunique antecipadamente aos seus funcionários
os seus objetivos a longo prazo. Aprenda a tratar os seus colaboradores de
forma diferente uns dos outros, estes não são todos o mesmo tipo de pessoas,
terá de comunicar com cada um deles de forma que ele oiça, para assim poder
atingir os seus objetivos através do seu trabalho.
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