Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas
estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso
das redes-sociais, como o Facebook por exemplo. Se as pessoas
estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las,
por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de
uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo?
ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL “IMBOUND
MARKETING”
O Imbound
Marketing, nasceu de uma necessidade de uma nova abordagem ao usuário
online, pois os consumidores que estão navegando no mundo virtual mudaram
completamente os seus hábitos de consumo, e os “mídia” online tradicional já
não apresenta os mesmos resultados como outrora.
Assim sendo o Imbound
Marketing, contrapõe-se ao clássico outbound marketing, que
faz com que as campanhas de produtos/serviços alcancem o maior
número de público possível, por meio de anúncios, tais como os jornais, rádio,
televisão e revistas, ou através de panfletos, outdoors e
contatos de telemarketing, existindo nestes meios muita dificuldade em
segmentar o público-alvo e mais dificuldades ainda em calcular o Return Off
Investiment (ROI) e o Return on Marketing
Investment (ROMI) dos seus investimentos.
A ideia do Imbound Marketing é
promover técnicas que consigam que os clientes das organizações cheguem á sua
marca através principalmente da relevância: publicações relevantes feitas em
blogs, acções em redes sociais, podcast, vídeos expositivos,
videoconferências, newsletters, e e-books e muitas
outras formas de exibição. Com isso, as organizações adquirem a atenção dos
internautas que tem um interesse legítimo nos seus produtos/serviços, podendo
estabelecer bons relacionamentos a médio longo prazo, que vão desde a captação
de leads até à finalização do ciclo de compras.
Com esta metodologia o Imbound
Marketing é ideal para as organizações que tem dificuldade em
qualificar leads, atraindo assim novos interessados sempre que
produz conteúdos relevantes relacionados com os seus produtos/serviços,
conduzindo-os assim pelo funil de vendas até à conversão, tratando-se de uma
metodologia sistemática para converter visitantes em leads e leads em
clientes.
No Imbound Marketing a área do
marketing é vista como um centro de investimento e não como um centro de custo,
pois todas as ações do Imbound Marketing podem ser mensuradas,
é possível saber exactamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou
compraram em cada campanha por meio de ferramentas de webanalytics, ou
seja tendo conhecimento dessas importantes informações, é possível optimizar as
campanhas para ter um melhor ROI.
É por esta mesma razão que as empresas mais
inovadoras do mercado têm usado o Imbound Marketing como
estratégia de mercado servindo essencialmente para 5 grandes acções:
1- Aumentar a visibilidade do negócio;
2- Diminuir os custos de aquisição de cliente;
3- Atrair clientes em potencial
4- Gerar conteúdos que fazem a diferença;
5- optimizar o processo de venda.
Nuno Militão Consultor/Formador Gestão Técnico Apoio Local Microcrédito Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo |
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