Avançar para o conteúdo principal

Como Elaborar um Plano de Marketing


Resultado de imagem para marketing femenino



O plano de marketing reúne a compreensão que se tem do mercado, do seu cliente, da sua concorrência e sobre o seu nível de preços. A partir destes fatores, gera uma abordagem estratégica e tática ao produto e um orçamento para poder suportar esta abordagem. O plano de marketing deverá também estabelecer o posicionamento no mercado, o nicho de foco, a proposta de valor e a vantagem que a empresa detém ou seja, o plano de marketing vai definir quem é o cliente, e porque é que este lhe deverá comprar à empresa.


Resultado de imagem para 4 ps marketing



Uma das partes mais importantes do plano de marketing são os 4P`s , uma ferramenta que ajuda o empreendedor a criar eficiência das vendas.  O objetivo é fazer o máximo possível de vendas, saber o que precisa para maximizar tanto os lucros como as vendas, será a chave para desenvolver um plano eficaz.

   1-Produto- Nesta fase é descrito o produto/serviço que irá oferecer, incluindo dimensões, referências, qualidade, garantias e embalamento. Explique de uma forma sucinta como é que o produto/serviço vai satisfazer as necessidades dos seus clientes, qual a área geográfica onde vai ser vendida, as suas características, os benefícios e as vantagens competitivas.

   2-Distribuição- Nesta fase deve explicar como é que o seu produto/serviço vai ser entregue. Descreva também quais serão os canais de distribuição e as instalações físicas necessárias para a deslocação do produto, desde a sua fabricação até chegar ao consumidor final

    3.Promoção- Defina quais os canais de publicidade que vai usar para divulgar o seu produto/serviço, (internetflyers, revistas, jornais, rádio, televisão). Crie a sua estratégia de relações públicas e utilize a sua rede de contactos. 

   4.Preço- Nesta fase terá de decidir quanto é que o mercado vai pagar pelo seu produto/serviço. A estratégia do preço consiste em decidir um preço para o seu produto/serviço nos seus diferentes alvos de mercado. Com base no seu posicionamento, decida se o seu produto/serviço vai ter preços com desconto ou elevados.

Depois de estabelecidos os 4P`s, o próximo passo será:

                                   Avaliar o mercado

 

·      Qual a dimensão do mercado a nível local, nacional, global?

·      Com que frequência é que as pessoas compram o seu tipo de produto?

·      Os seus clientes compraram com uma frequência diária, semanal, mensal, anual,

·      ou a cada cinco a dez anos?

 

                                                                       Definir o público-alvo

 

A razão de ser de qualquer negócio são os clientes. Sem clientes por melhor e mais inovadoras que sejam as ideias, sem clientes não há negócio. A questão mais importante num negócio é a forma como se vai conseguir vender o produto/serviço aos seus potenciais clientes, que a venda seja feita numa loja, na internet, por telefone, ou através de parceiros de negócio.

A segmentação do mercado consiste no processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidades e preferências homogéneas ou com algum grau de homogeneidade.

Qualquer que seja a empresa e qualquer que seja o seu ramo de atividade, deve segmentar o mercado identificando o seu nicho de mercado, procurando satisfazer tanto quanto possível as suas necessidades, permitindo que a empresa/organização defina a sua estratégia de marketing para o mercado-alvo.

Para efetuar a segmentação de mercado podem ser utilizadas as seguintes variáveis:

 

·         Variáveis demográficas: é normalmente a segmentação mais utilizada por parte das empresas devido á sua facilidade operacional, inclui a idade, sexo, estado civil, dimensão do agregado familiar, formação, ocupação e rendimento.

·         Variáveis geográficas: analisam as diferentes localidades onde os elementos do mercado são encontrados tais como: região, cidades ou bairros.

·         Variáveis psicográficas: São as que representam as crenças, os valores e atitudes ode podemos incluir as preferências políticas, a religião, o status socioeconómico e a cultura.

 

·         Variáveis comportamentais: está relacionado com os indivíduos e os vários aspetos como o estilo de vida, as atitudes, a personalidade, a lealdade à marca, a taxa de utilização e os benefícios percebidos.

 

Criar valor para o cliente



Como criar valor para o cliente: um guia rápido

Comece por identificar quais as qualidades que os seus clientes valorizam mais e menos no seu produto/serviço. Construa a sua estratégia de marketing com base na perceção que os clientes têm do valor do seu produto/serviço tem para eles. É de importância extrema que o seu plano de marketing esteja focado nos clientes.

                Definir a comunicação de marketing


·       Digital Marketing- investir num site é obrigatório para qualquer empresa. O site de uma empresa é a sua ferramenta de vendas mais importante. Uma das chaves para o sucesso de um site é este ser capaz de resolver imediatamente o problema do cliente logo na página inicial, tente não obrigar o cliente a procurar informações sobre o produto ou de apoio ao cliente. Caso o seu site seja direcionado para vendas não se esqueça de incluir um carrinho de compras que seja fácil de usar, e um sistema em que os seus clientes possam pagar facilmente pelas suas compras.

·       Social Marketing - Esta é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosas que possui para anunciar a sua empresa. Nas redes sociais tudo gira em torno do “dar e receber”. O objetivo é oferecer valor para construir relações, o que por sua vez vai “criar burburinho” para que as pessoas o vejam como um recurso e transmitam a sua mensagem de marketing a outros da sua rede. Fazer publicidade abertamente ou impor um negócio nas redes sociais sem oferecer algum valor primeiro não é visto com bons olhos. Se alguém tiver uma ótima experiência como cliente, poderá tornar-se voluntariamente um embaixador da sua marca.

·       E-Mail Marketing - O marketing por email, consiste em comunicar regularmente com antigos clientes, atuais e potenciais. Deverá enviar com alguma regularidade newsletters, conteúdos úteis e ofertas especiais.

·       Events Marketing-Frequentar feiras de negócios sobre a sua indústria é uma excelente forma de criar potenciais relações a longo prazo. A aquisição de um espaço onde possa demonstrar o seu produto, pode poderá trazer um bom retorno do investimento. Frequente somente as feiras de negócio focadas no seu mercado-alvo. Poderá também patrocinar um clube local ou organizar um torneio.

·       Comunicação Impressaflyers, panfletos, folhetos, podem ser excelentes em chamar a atenção, principalmente se associados a estes estiver alguma oferta promocional por tempo limitado.

 

 

Definir  o orçamento para o Marketing

 

·   ·      Comparar os custos do marketing, com o número de vendas necessárias de efetuar para determinar o custo de aquisição de cliente.

·      Medir o retorno de investimento das suas campanhas de marketing

·      Planos de marketing flexíveis de modo a serem alterados de acordo com as condições de mercado.

·      Definir uma verba para futuras iniciativas, com o intuito de continuar a atrair clientes.

É importante que defina que o máximo de rigor possível os custos nas campanhas de marketing. Não há nada pior do que descobrir á última da hora que não tem dinheiro suficiente para uma iniciativa de marketing.


Resultado de imagem para nuno militão
Nuno Militão
Consultor/Formador Gestão




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS DIAS DE HOJE

                     Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso das redes-sociais, como o  Facebook  por exemplo. Se as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las, por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo? É esta a importância do Marketing Digital nos dias de hoje, pois tem a capacidade de atingir o público-alvo de uma determinada organização na internet, tendo em conta o comportamento de cada usuário.  A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital, pois na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelos  conteúdos que são disponibilizados nos seus sites e nas redes sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são fazer com que os seu

A Importância do Marketing Relacional Numa Empresa

A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Neste sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes é cada vez mais importante. Vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim, programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspetos acabam por gerar grande vantagem competitiva. Um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos da empresa mais frequentemente e em maior quantidade. Dum modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais em produtos provados e testados. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isto precisa de estar muito claro para os

Como Tornar os Nossos Produtos Desejáveis Pelos Clientes

    Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante... um produto que seja desejável pelos clientes? Os desejos e as necessidades dos clientes estão assentes em três fatores:      Os clientes escolhem produto/serviços que refletem os seus valores e crenças que por sua vez são traduzidas em ganhos. Da mesma forma que todos os produtos/serviços são igualmente um meio para os clientes alcançarem os seus objetivos. Por último as barreiras e os obstáculos são as dores que impedem os clientes de atingir os seus objetivos.     Para que a sua proposta de valor seja desejável pelos clientes é necessário que esta realize os objectivos do seu público-alvo, que gere ganhos e que atenue as suas dores. Quando uma empresa cria e lança um produto novo no mercado, é de extrema importância que exista um encaixe perfeito entre a proposta de valor e o