O plano de marketing reúne a compreensão
que se tem do mercado, do seu cliente, da sua concorrência e sobre o seu nível
de preços. A partir destes fatores, gera uma abordagem estratégica e tática ao
produto e um orçamento para poder suportar esta abordagem. O plano de marketing
deverá também estabelecer o posicionamento no mercado, o nicho de foco, a
proposta de valor e a vantagem que a empresa detém ou seja, o plano de
marketing vai definir quem é o cliente, e porque é que este lhe deverá comprar
à empresa.
· Qual
a dimensão do mercado a nível local, nacional, global?
· Com
que frequência é que as pessoas compram o seu tipo de produto?
· Os
seus clientes compraram com uma frequência diária, semanal, mensal, anual,
· ou
a cada cinco a dez anos?
Definir o público-alvo
A razão de ser de qualquer negócio são
os clientes. Sem clientes por melhor e mais inovadoras que sejam as ideias, sem
clientes não há negócio. A questão mais importante num negócio é a forma como
se vai conseguir vender o produto/serviço aos seus potenciais clientes, que a
venda seja feita numa loja, na internet, por telefone, ou através de parceiros
de negócio.
A segmentação do mercado consiste no
processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidades e
preferências homogéneas ou com algum grau de homogeneidade.
Qualquer que seja a empresa e qualquer
que seja o seu ramo de atividade, deve segmentar o mercado identificando o seu
nicho de mercado, procurando satisfazer tanto quanto possível as suas
necessidades, permitindo que a empresa/organização defina a sua estratégia de
marketing para o mercado-alvo.
Para efetuar a segmentação de mercado
podem ser utilizadas as seguintes variáveis:
· Variáveis
demográficas: é normalmente a segmentação mais utilizada por parte das empresas
devido á sua facilidade operacional, inclui a idade, sexo, estado civil,
dimensão do agregado familiar, formação, ocupação e rendimento.
· Variáveis
geográficas: analisam as diferentes localidades onde os elementos do mercado
são encontrados tais como: região, cidades ou bairros.
· Variáveis
psicográficas: São as que representam as crenças, os valores e atitudes ode
podemos incluir as preferências políticas, a religião, o status socioeconómico
e a cultura.
· Variáveis
comportamentais: está relacionado com os indivíduos e os vários aspetos como o
estilo de vida, as atitudes, a personalidade, a lealdade à marca, a taxa de
utilização e os benefícios percebidos.
Criar valor para o
cliente
Definir a comunicação de marketing
· Social
Marketing - Esta é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosas que
possui para anunciar a sua empresa. Nas redes sociais tudo gira em torno do “dar
e receber”. O objetivo é oferecer valor para construir relações, o que por
sua vez vai “criar burburinho” para que as pessoas o vejam como um
recurso e transmitam a sua mensagem de marketing a outros da sua rede. Fazer
publicidade abertamente ou impor um negócio nas redes sociais sem oferecer
algum valor primeiro não é visto com bons olhos. Se alguém tiver uma ótima experiência
como cliente, poderá tornar-se voluntariamente um embaixador da sua marca.
· E-Mail
Marketing - O marketing por email, consiste em comunicar regularmente
com antigos clientes, atuais e potenciais. Deverá enviar com alguma
regularidade newsletters, conteúdos úteis e ofertas especiais.
· Events
Marketing-Frequentar feiras de negócios sobre a sua indústria é uma
excelente forma de criar potenciais relações a longo prazo. A aquisição de um
espaço onde possa demonstrar o seu produto, pode poderá trazer um bom retorno
do investimento. Frequente somente as feiras de negócio focadas no seu
mercado-alvo. Poderá também patrocinar um clube local ou organizar um torneio.
· Comunicação
Impressa- flyers, panfletos, folhetos, podem ser
excelentes em chamar a atenção, principalmente se associados a estes estiver
alguma oferta promocional por tempo limitado.
Definir o
orçamento para o Marketing
· · Comparar os custos do marketing, com o número de vendas necessárias de efetuar para determinar o custo de aquisição de cliente.
·
Medir o retorno de investimento das suas campanhas de marketing
·
Planos de marketing flexíveis de modo a serem alterados de acordo com as
condições de mercado.
· Definir uma verba para futuras iniciativas, com o intuito de continuar a atrair clientes.
É importante que defina que o máximo de
rigor possível os custos nas campanhas de marketing. Não há nada pior do que
descobrir á última da hora que não tem dinheiro suficiente para uma iniciativa
de marketing.
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