A gestão estratégica é hoje um dos principais
desafios dos gestores em todas as organizações. Num mundo em permanente
mudança, o conhecimento, a criatividade e a inovação são pilares da
competitividade das empresas. No momento atual, as empresas necessitam de
gestores capazes de transformar ameaças em oportunidades, liderando as equipas
em torno de um objetivo comum. Neste contexto, é fundamental que os decisores
(empresários/gestores), adquiram novos conhecimentos, implementem novos
métodos, novas práticas de gestão, o que lhes vai permitir uma maior eficácia
na tomada de decisões.
Outro dos fatores que faz com que a gestão
estratégica seja imprescindível numa empresa, são as constantes mudanças no
mercado e as fases económicas que atravessamos. Podem surgir crises a toda a
hora, assim como períodos de recuperação económica. Neste sentido as empresas
precisam de ter a flexibilidade e inteligência suficiente para aproveitar cada
momento, para que rapidamente possam adequar a sua estratégia.
Mas afinal o que é o Planeamento
Estratégico ?
• Processo contínuo e dinâmico de
planeamento, organização, liderança e controlo através do qual as organizações
determinam “onde estão”, para “onde querem ir” e “como vão lá chegar”, agindo
em conformidade com o caminho traçado e ajustando-se continuamente às
alterações ocorridas no meio envolvente e às necessidades dos clientes.
As empresas que apresentam os melhores
desempenhos devem-no a uma boa compreensão das questões estratégicas.
• O sucesso geralmente resulta da
boa condução de um processo de reflexão, decisão e Acão, que vai da análise e
formulação até à implementação e controlo.
• Neste processo evolutivo passa-se
por diferentes estados em que se atende às necessidades e exigências dos
clientes e dos mercados, às expetativas dos acionistas, dos fornecedores e dos
empregados e se faz uma gestão dos interesses de pessoas e grupos culturalmente
diferentes.
Conceitos de Estratégia
Peter Drucker (1954): a estratégia
organizacional começou por ser a resposta às seguintes questões:
– Qual é o nosso negócio ?
– Qual poderia ser o nosso negócio ?
• Para Alfred Chandler (1962): a
estratégia consiste na definição dos objetivos de longo prazo, a adoção de
linhas de Acão e a atribuição de recursos à satisfação desses objetivos.
• Igor Ansoff (1965) e Kenneth (1971)
Estes foram os primeiros autores a analisar o conceito de estratégia e a
distinguir os processos da formulação e da implementação.
• Porter (1980): do posicionamento ao
movimento, ou seja, uma estratégia de qualidade deve ter atenção à sua
formulação e à sua implantação. Trata-se de uma definição ampla que remete para
os “fins” e “objetivos” (lado da procura) e para os “meios” e “planos” (lado da
oferta).
Estratégia
Estratégia deriva do termo grego strategos
que combina stratos com liderar. Assim strategos significa literalmente “a
função do general do exercito” • No meio empresarial podemos dizer que a
finalidade da estratégia é a do alcance de uma vantagem competitiva
sustentável.
Gestão dos recursos financeiros,
Melhoria de processos, Melhoria de produtos, Inovação e I&D de produtos,
Marketing, Qualidade, Investimento, Internacionalização, Recursos Humanos,
Preocupações Ambientais, Ecológicas e Sociais, Espírito de Iniciativa
Empresarial e Empreendedorismo, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional,
Estrutura e Características Organizacionais, Sistemas de Informação e
Comunicação, Políticas de Benchmarking e imitação, Cultura Organizacional,
Crescimento Empresarial, Política de Fusões e Aquisições, Imagem de marca e
reputação da empresa, Serviço prestado ao cliente, Relações com Clientes,
Relações com Fornecedores, Relações com outras organizações, Estado (políticas
nacionais, educação, incentivos), Satisfação dos consumidores, Produtividade,
Satisfação dos trabalhadores e colaboradores, Redução de custos, e resposta
rápida ao cliente, Eficiência da estrutura organizacional, subcontratação e
competências, Oferta ampla e diversificada de produtos, Entrega e distribuição,
Design, Planeamento estratégico da empresa, Introdução de novos produtos no
mercado, Internacionalização.
“Se você conhece o inimigo e também se
conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se
conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma
derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem se conhece a si mesmo, perderá
todas as batalhas.” Sun Tzu.
Para que serve o Planeamento Estratégico?
• Define os objetivos da organização
• Identifica os pontos fortes e
fracos
• Visualiza as oportunidades e ameaças
presentes no ambiente
• Ajuda a organização a refletir
sobre o seu futuro
• Facilita o processo de tomada de
decisões
• Estabelece indicadores de
avaliação e controle
Fases do Planeamento estratégico
Fase1-Definição da Missão e da Visão
• A missão é uma declaração concisa
do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.
(A missão da Volkswagen Autoeuropa é produzir veículos automóveis de elevada
qualidade, através do desenvolvimento de competências dos recursos humanos
orientados pela inovação e assente nos princípios de criação de valor,
flexibilidade e responsabilidade social).
• A visão é a descrição do futuro
desejado para a empresa. (A Volkswagen Autoeuropa aspira ser o modelo de
competência e inovação na marca Volkswagen)..
Fase 2.Análise Swot
Fase 3 Definição de Objetivos
Depois de ter determinado a sua missão e
analisado as suas envolventes externa e interna, a organização deverá definir
os objetivos que pretende atingir. Estes poderão incluir:
• O aumento da rentabilidade.
• O crescimento das vendas.
• O aumento da quota de mercado.
• O aumento do ritmo de inovação.
Fase4-Formulação da Estratégia
Os objetivos dizem o que é que a empresa
quer atingir; a estratégia indica como é que o poderá fazer. Michael Porter
identificou três tipos genéricos de estratégia, que são bons pontos de partida
para o pensamento estratégico:
• Liderança pelo preço: A unidade de
negócios trabalha arduamente para alcançar o mínimo de custos de produção e
distribuição, para poder praticar preços de venda mais baixos do que a
concorrência e conquistar mais clientes.
• Diferenciação: A unidade de negócio
concentra-se em ter um desempenho superior numa determinada área, por exemplo:
qualidade do produto e/ou do serviço, tecnologia de ponta, etc.
• Foco: Neste caso, a unidade
concentra-se num ou mais segmentos de mercado restritos e tenta conhecer o
melhor possível o seu alvo.
Fase5-Implementação
os sete elementos chave de uma estratégia
de sucesso são:
• Estratégia;
• Estrutura da empresa;
• Sistemas/infra-estruturas de
apoio;
• Estilo de gestão;
• Qualidade dos recursos humanos;
• Qualificação do pessoal;
• Cultura organizacional.
Fase6-Controle estratégico
• Assim que se inicia a
implementação da estratégia, é necessário ir controlando a sua evolução e
verificar se os resultados reais não têm grandes desvios relativamente aos
objetivos previstos. A unidade de negócios também deverá estar preparada para
fazer quaisquer tipos de ajustes ao processo de planeamento se constatar que serão
necessários para cumprir os seus objetivos.
Nuno Militão Consultor/Formador Gestão Técnico Apoio Local Microcrédito Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo |
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