Avançar para o conteúdo principal

Vantagem Competitiva

                           
                       


    No mundo empresarial são várias as vezes onde se houve falar em "vantagem competitiva", mas afinal o que é a Vantagem Competitiva? Para que serve? Como se obtêm?

 

A Vantagem Competitiva é uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação com seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes. A Vantagem Competitiva é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes.

Os fatores diferenciadores de competitividade que geram vantagem competitiva resultam das vantagens que a empresa seja capaz de conseguir relativamente ao seus concorrentes. Estas diferenças podem resultar de diferentes atividades, dos investimentos que realiza, que permite produzir a custos mais baixos, da forma como combina essas atividades ou os investimentos, da forma como diferencia o produto do dos concorrentes e do grau de complementaridade entre eles.

A vantagem competitiva serve para avaliar a estratégia futura de uma empresa, é importante realizar uma análise interna, com vista a identificar as atividades, capacidades, competências, operações e processos que a empresa realiza, com  o objetivo de identificar possíveis fontes de vantagem competitiva. 

Exemplos de Vantagem Competitiva;

Gestão dos recursos financeiros, Melhoria de processos, Melhoria de produtos, Inovação e I&D de produtos, Marketing, Qualidade, Investimento, Internacionalização, Recursos Humanos, Preocupações Ambientais, Ecológicas e Sociais, Espírito de Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, Estrutura e Características Organizacionais, Sistemas de Informação e Comunicação, Políticas de Benchmarking e imitação, Cultura Organizacional, Crescimento Empresarial, Política de Fusões e Aquisições, Imagem de marca e reputação da empresa, Serviço prestado ao cliente, Relações com Clientes, Relações com Fornecedores, Relações com outras organizações, Estado (políticas nacionais, educação, incentivos), Satisfação dos consumidores, Produtividade, Satisfação dos trabalhadores e colaboradores, Redução de custos, e resposta rápida ao cliente, Eficiência da estrutura organizacional, subcontratação e competências, Oferta ampla e diversificada de produtos, Entrega e distribuição, Design, Planeamento estratégico da empresa, Introdução de novos produtos no mercado, Internacionalização, Localização e meio envolvente, Preço, Incentivos e Capital estrangeiro.

Qualquer que seja a sua vantagem competitiva, o importante é que ela seja sustentável,  que permita explorar continuamente as capacidades e os recursos disponíveis, que  seja duradoura e que seja a razão de os clientes escolherem a sua organização em detrimento de outra. 


Resultado de imagem para nuno militão
Nuno Militão
Consultor/Formador Gestão
Técnico Apoio Local Microcrédito
Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS DIAS DE HOJE

                     Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso das redes-sociais, como o  Facebook  por exemplo. Se as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las, por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo? É esta a importância do Marketing Digital nos dias de hoje, pois tem a capacidade de atingir o público-alvo de uma determinada organização na internet, tendo em conta o comportamento de cada usuário.  A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital, pois na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelos  conteúdos que são disponibilizados nos seus sites e nas redes sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são fazer com que os seu

A Importância do Marketing Relacional Numa Empresa

A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Neste sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes é cada vez mais importante. Vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim, programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspetos acabam por gerar grande vantagem competitiva. Um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos da empresa mais frequentemente e em maior quantidade. Dum modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais em produtos provados e testados. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isto precisa de estar muito claro para os

Como Tornar os Nossos Produtos Desejáveis Pelos Clientes

    Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante... um produto que seja desejável pelos clientes? Os desejos e as necessidades dos clientes estão assentes em três fatores:      Os clientes escolhem produto/serviços que refletem os seus valores e crenças que por sua vez são traduzidas em ganhos. Da mesma forma que todos os produtos/serviços são igualmente um meio para os clientes alcançarem os seus objetivos. Por último as barreiras e os obstáculos são as dores que impedem os clientes de atingir os seus objetivos.     Para que a sua proposta de valor seja desejável pelos clientes é necessário que esta realize os objectivos do seu público-alvo, que gere ganhos e que atenue as suas dores. Quando uma empresa cria e lança um produto novo no mercado, é de extrema importância que exista um encaixe perfeito entre a proposta de valor e o