A Vantagem Competitiva é uma ou um
conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por
entregar mais valor aos seus clientes, em comparação com seus concorrentes e
sob o ponto de vista dos clientes. A Vantagem Competitiva é a razão pela qual
os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus
concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva -
que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes.
Os fatores diferenciadores de
competitividade que geram vantagem competitiva resultam das vantagens que a
empresa seja capaz de conseguir relativamente ao seus concorrentes. Estas
diferenças podem resultar de diferentes atividades, dos investimentos que
realiza, que permite produzir a custos mais baixos, da forma como combina essas
atividades ou os investimentos, da forma como diferencia o produto do dos
concorrentes e do grau de complementaridade entre eles.
A vantagem competitiva serve para avaliar a estratégia futura de uma empresa, é importante realizar uma análise interna, com vista a identificar as atividades, capacidades, competências, operações e processos que a empresa realiza, com o objetivo de identificar possíveis fontes de vantagem competitiva.
Exemplos de Vantagem Competitiva;
Gestão dos recursos financeiros, Melhoria de processos, Melhoria de
produtos, Inovação e I&D de produtos, Marketing, Qualidade, Investimento,
Internacionalização, Recursos Humanos, Preocupações Ambientais, Ecológicas e
Sociais, Espírito de Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo, Conhecimento e
Aprendizagem Organizacional, Estrutura e Características Organizacionais,
Sistemas de Informação e Comunicação, Políticas de Benchmarking e
imitação, Cultura Organizacional, Crescimento Empresarial, Política de Fusões e
Aquisições, Imagem de marca e reputação da empresa, Serviço prestado ao
cliente, Relações com Clientes, Relações com Fornecedores, Relações com outras
organizações, Estado (políticas nacionais, educação, incentivos), Satisfação
dos consumidores, Produtividade, Satisfação dos trabalhadores e colaboradores,
Redução de custos, e resposta rápida ao cliente, Eficiência da estrutura
organizacional, subcontratação e competências, Oferta ampla e diversificada de
produtos, Entrega e distribuição, Design, Planeamento
estratégico da empresa, Introdução de novos produtos no mercado,
Internacionalização, Localização e meio envolvente, Preço, Incentivos e Capital
estrangeiro.
Qualquer que seja a sua vantagem
competitiva, o importante é que ela seja sustentável, que permita
explorar continuamente as capacidades e os recursos disponíveis,
que seja duradoura e que seja a razão de os clientes escolherem a
sua organização em detrimento de outra.
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