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Como transformar uma ideia num grande negócio

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 O primeiro passo para criar uma empresa é obviamente, ter uma boa ideia. Este será o embrião a partir do qual se desenvolve o projeto empresarial. Mas nem todas as ideias são válidas, estas devem de ser realistas, viáveis, e sobretudo ir de encontro às necessidades detetadas no mercado.
O que deveremos ter sempre presente é que nem sempre é preciso inventar algo de novo para se poder criar um negócio de sucesso, na maioria dos casos basta olhar-mos á nossa volta e descobrir um necessidade/problema que ainda não tenha sido satisfeita/resolvida. Mesmo que o produto/serviço já exista, poderemos sempre o oferecê-lo de outra forma que vá de encontro às necessidades não satisfeitas pela oferta atual aos potenciais clientes.

São três os fatores que permitem criar uma empresa se sucesso.

O primeiro fator a considerar é a desejabilidade, para o seu produto/serviço ter sucesso é necessário que o mesmo seja desejado pelos clientes.

O segundo fator a ter em conta é a rentabilidade, tenha sempre em conta que deverá praticar no mercado um preço que lhe proporcione uma margem considerável para fazer face a todos os custos fixos que o seu negócio vai suportar e ainda ter lucro.

O terceiro fator a ter em atenção é a longevidade, nos dias de hoje o empreendedor está mais interessado num negócio sustentável a longo prazo (entre 10 a 20 anos), do que um negócio de ocasião, mesmo sendo este rentável.

Estes fatores são interdependentes, A desejabilidade não funciona sem a rentabilidade e a longevidade também não existe sem os outros dois fatores.

Existem três fatores que determinam a desejabilidade: os desejos e as necessidades dos clientes, a rivalidade e a oferta (produtos/serviços).

 Compreender os desejos e as necessidades dos clientes é fulcral para o sucesso de qualquer negócio. Como criar produtos/serviços desejados pelos clientes se não souber o que eles querem?

Poucas empresas se dão ao trabalho de conhecer os seus clientes, na maioria das vezes até os ignoram. 

Se tiver a rivalidade de um novo concorrente no mercado, é de esperar que este tenha impacto na desejabilidade do seu produto/serviço, no entanto também poderá ser benéfico no sentido que se este der um passo em falso, poderá tornar os seus produtos/serviços mais desejáveis do que antes.

Por último, se os desejos e necessidades dos clientes e a rivalidade que tiver de enfrentar se mantiverem inalterados, e se conseguir melhorar a sua oferta (produtos/serviços), então é de esperar que a desejabilidade aumente.

As receitas geradas pelos nossos clientes e os custos em que a organização incorre afetam a rentabilidade que esta possa ter. Todos os negócios têm de gerar lucro para sobreviverem, para gerar esse lucro as receitas têm de ser superiores aos custos. Todos os negócios estão assentes entre os fornecedores e os clientes, Os fornecedores teriam todo o gosto em vender-lhe o dobro por metade dos bens, pois isso faria aumentar os seus lucros, já os clientes como é natural também querem o melhor negócio para eles próprios.

Aquele que tiver o maior poder negocial é o que alcança o melhor negócio. O poder negocial é importante porque, sem ele, a sua rentabilidade será esmagada por clientes que fazem descer os preços, fornecedores que fazem subir os custos, ou ambos.

Quando a empresa está numa situação de poder negocial, consegue responder, reduzindo os custos ao mostrar que não estará ali para brincar, ou subindo os preços caso o seu cliente não lhe reste outra alternativa para além de permanecerem consigo.

longevidade das empresas, é um dos temas mais importantes no contexto empresarial nos dias de hoje, é considerado o motor de sustentabilidade e crescimento da economia de um país.

A maioria dos negócios fracassa porque as empresas abandonam os seus clientes, ou porque os clientes as abandonam. Uma base de clientes saudável é fundamental para que a longevidade das empresas seja maior. Mas como é que as empresas podem construir uma base de clientes rentável?

Em primeiro lugar os clientes não vão comprar os seus produtos/serviços, se não souberem que eles existem. Investir no conhecimento da sua marca torna-se assim numa atividade de extrema importância. Em segundo lugar esse conhecimento terá de levar o cliente à aquisição, que por sua vez aumentará a sua base de dados e lhe ajudará a crescer. Por fim, mas não menos importante temos a retenção, o objetivo de qualquer empresa é reter os clientes pelo maior tempo possível e assim conseguir vendas repetidas.

As pessoas não compram um produto/serviço que não conhecem, geralmente compram o que lhes é mais familiar. Muitas vezes os consumidores fazem escolhas só porque estão mais familiarizados com um produto/serviço do que outro. Neste sentido torna-se essencial que a comunicação seja eficaz e que consiga levar o consumidor a comprar. De seguida importa definir estratégias de retenção e fidelização de clientes que seja eficaz, pois só desta forma a empresa conseguirá crescer de forma sustentável.

As estratégias de retenção e fidelização de clientes permitem a conquista de resultados sem grandes investimentos em campanhas publicitárias. Um cliente satisfeito é sem dúvida um cliente fiel, consome mais à medida que a empresa lança novos produtos ou melhora a performance de produtos existentes, comenta a sua satisfação e sugere a empresa a amigos e conhecidos captando novos clientes sem que seja gasto dinheiro em campanhas de publicidade. Segundo, Kotler (2000), a aquisição de novos clientes custa até cinco vezes mais do que os custos envolvidos em satisfazer e reter clientes existentes, segundo o autor, as empresas perdem em média 10% dos seus clientes a cada ano. Refere ainda que as empresas que optem por uma estratégia focada na satisfação dos clientes, consegue atingir uma maior performance e um maior sucesso sustentado, a verdade é que as empresas sobrevivem se tiverem clientes. Esta ideia foi desenvolvida por Kotler e Keller (2006), os autores defendem que as empresas que estão focadas na satisfação do cliente, que definem as suas estratégias de mercado baseadas no princípio que cliente é o elemento fundamental da sua sustentabilidade a longo-prazo, são as que obtêm maior sucesso comercial.

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Nuno Militão
Consultor/Formador Gestão
Técnico Apoio Local Microcrédito
Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo



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