A base do empreendedorismo é a conversão de ideias em
novas empresas, evidentemente que a criatividade, a inovação e o assumir os
riscos são importantes, mas também o é a capacidade de implementar efetivamente
a sua ideia de negócio. Uma ideia é uma representação mental de algo concreto
ou abstrato, um conceito ou uma invenção. Todos nós já tivemos ou teremos
ideias “brilhantes” que ao vê-las realizadas por outros dizemos “eu já tinha
pensado nisto”, mas o fato é que não dedicamos algum tempo a apontar, a pensar,
a escrever, ou a avaliar essa ideia a ver se existe uma oportunidade que podemos
explorar.
As
oportunidades de negócio estão por todo o lado e esperam por um empreendedor
para as identificar e aproveitar.
As ideias de
negócio direciona-se na maioria dos casos a um, ou a vários, de três
aspetos:
1. Novo Mercado: muitos empreendedores
lançam-se com um produto ou serviço que não é novo no Mundo, mas é novo para o
segmento alvo do mercado a quem se dirige numa nova localização geográfica;
2. Nova tecnologia: alguns novos negócios
baseiam-se em novas tecnologias aplicadas ao processo de produção ou aos
produtos;
3. Novo Benefício: alguns
empreendedores inovam na forma de oferecer um produto ou prestar um serviço, o
que implica oferecer algum novo beneficio aos clientes.
A ideia
É o ponto de partida para o desenvolvimento de um
negócio. Numa perspetiva muito genérica, uma ideia surge como resposta a uma
necessidade identificada.
O mercado permite detetar uma necessidade, mas não
define o produto de que necessita. A visão empreendedora vai revelar-se na
capacidade de detetar uma necessidade e desenvolver uma solução ou produto para
a satisfazer.
Uma ideia pode surguir num momento inesperado,
partindo das mais diversas fontes e contextos, as ideias de negócio surgem de
muitos lados e de muitas fontes, surgem de uma simples conversa com colegas, de
experiências pessoais e de trabalho, da leitura de revistas ou jornais. É
normal que numa fase inicial as ideias sejam muito vagas, mas servem como farol
para a procura de mais informação, de modo a serem analisadas pelo empreendedor
e assim conseguir dar corpo á ideia e desenvolve-la.:
• Identificar necessidades ou deficiências: através da
pesquisa de necessidades não satisfeitas e produtos passiveis de sofrer
melhorias.
• Observar tendências: estudar o mercado e observar
tendências sejam elas locais, regionais, nacionais ou internacionais.
• Procurar novas aplicações: monitorizar
produtos/serviços quer já existam e adequa-los a novos usos.
• Hobbies: através de hobbies insuspeitos, podem ser
identificadas necessidades de mercado que vale a pena colmatar.
• Observar o sucesso de outros: muitas empresas
posicionam-se muito perto de outras que já existem, isto é, imitam o sucesso
das outras. Contudo é importante analisar bem o que se está a fazer, qual a
tecnologia do mercado e a fonte de valor acrescentado que oferece ao cliente.
No fundo isto passará por analisar porquê a empresa está a ser bem-sucedida e
onde é que o empreendedor poderá introduzir alguma forma de diferenciação.
• Derivação da ocupação atual: muitos empreendedores
deixam o seu trabalho para iniciar uma empresa no mesmo setor e área de
atividade.
• Aposta na investigação e desenvolvimento: Outra das
formas de desenvolver uma ideia de negócio, é através da investigação e
desenvolvimento de novos produtos.
Validação da Ideia
Quando existe uma ideia de negócio é muito importante que
esta seja validada, pois irá permitir ao empreendedor perceber se vale a pena
iniciar o seu projeto, ou se por outro lado, não existem condições para o
sucesso da mesma.
A avaliação da viabilidade de uma ideia deve ser feita
tendo em conta duas perspetivas:
Viabilidade técnica:
• Confirmar a detenção ou disponibilidade de know-how
para construir a solução.
• Descrever detalhadamente o processo de construção da
solução.
• Confirmar a existência e acessibilidades dos
equipamentos capazes de construir a solução.
• Confirmar a existência e acessibilidade das
instalações necessárias à implementação do projeto.
• Confirmar se a solução tem capacidade de competir
com as soluções concorrentes.
• Verificar pontos fortes e fracos da solução em
comparação com a concorrência.
Viabilidade Económica:
As oportunidades de negócio resultam de necessidades
não satisfeitas ou que podem ser satisfeitas de uma forma diferente e
melhorada, relativamente à solução existente.
Nesta fase, o empreendedor deve garantir que existe
mercado para a solução encontrada. Deve ainda assegurar que o mercado está
disponível para aderir à solução e que tem dimensão suficiente para viabilizar
o negócio.
Os diferentes tipos de oportunidades de mercado podem
ser sintetizados em 3 vetores:
• Novos produtos- Identificação de uma
solução para uma necessidade não satisfeita, à qual corresponde um mercado
suficientemente amplo e com poder de compra.
• Produtos melhorados-Já existem soluções de
negócio semelhantes, que tem boa aceitação de mercado, mas não foram
identificados alguns benefícios/vantagens que o mercado valoriza, introdução de
uma solução que garanta pelo menos temporariamente uma vantagem competitiva.
• Produtos complementares- Lançamento de
um novo produto melhorado, ou introduzindo outros produtos que o complementem.
Qual o meu mercado alvo
Quando se pensa em abrir um negócio, há uma série de
fatores que têm de ser levados em conta, para que a ideia de negócio saia do
papel e consiga sucesso. Um dos fatores mais importantes é a definição do
público-alvo. Dependendo do tipo de negócio que se pretende implementar, pode
ser importante identificar desde a faixa etária, o sexo, o nível de rendimento,
estado civil, se têm filhos e quantos. Com estas informações o empreendedor
deve delimitar a parcela desse publico para a qual valerá a pena dedicar maior
atenção, pois não os conseguirá atender a todos da mesma maneira.
O lançamento de qualquer ideia de negócio sem um
prévio estudo de quem será o nosso publico alvo, faz com que o empreendedor
assuma riscos que podem afetar de forma bastante negativa o seu negócio, para
tal é necessário que siga os seguintes passos:
• Pesquisar: É importante que o
empreendedor conheça muito bem o mercado que pretende atingir, quantos mais
detalhes, melhor. É uma região de imóveis residenciais ou comerciais? Existem
mais edifícios ou casas? Qual a faixa etária predominante? qual o valor da
renda?
• Definir o meu público-alvo: Agora que já sabe quem é quem no mercado
onde pretende atuar, não tente agradar a todos, pois pode correr o risco de não
agradar a ninguém. Delimite um grupo especifico no qual valerá a pena focar os
seus esforços, cruzando a informações e identificando o que será mais vantajoso
para o seu negócio.
• Oferta: Nesta fase e com o público-alvo definido só tem
de prepara a sua oferta de maneira que atenda o máximo possível as suas
necessidades.
Definir estratégia de comunicação
Tudo depende do tipo de negócio e do publico alvo a
que se pretende chegar. Procure identificar os principais canais através dos
quais seria possível comunicar com os seus clientes e defina ações para eles.
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