Avançar para o conteúdo principal

Como Aumentar as Receitas da Minha Empresa

 

  

Todo o negócio bem sucedido deve fazer entrar na empresa um certo montante, para que ela possa permanecer em atividade. Se está a criar valor, a tratar do marketing, a vender e a fornecer valor, então haverá necessariamente dinheiro a entrar e a sair todos os dias. E para continuar a existir, todas as empresas tem de gerar receitas suficientes de modo a justificar todo o tempo e esforço investidos na sua gestão. 

Para aumentar as receitas do seu negócio, existem 4 maneiras possíveis de o conseguir.

ü  Aumentar o número de clientes que atende;

ü  Aumentar o valor médio de cada venda;

ü  Aumentar a frequência de vendas a cada cliente;

ü  Aumentar os preços.


Aumentar o número de clientes que atende, significa que está a tentar trazer mais pessoas para a sua empresa. Esta estratégia é relativamente simples, mais clientes significa mais dinheiro a entrar admitindo que os valores médios de cada transação se mantêm.

Aumentar o valor médio de cada venda, significa que está a tentar que cada cliente compre mais, a este processo chamamos cross-selling ou up-selling. Imagine o exemplo de um restaurante, quando um cliente vai a um restaurante, para além do prato que escolhe é lhe sugerido, entradas, bebidas, acompanhamentos e sobremesas, estamos a fazer cross-selling, agora quando o cliente escolhe um prato e nós lhe sugerimos outro de valor superior, então aí estamos a praticar o  up-selling.  Em qual quer um dos casos estamos a fazer com o cliente gaste mais, conseguindo a empresa deste modo aumentar as suas receitas.

Aumentar a frequência de vendas a cada cliente, é conseguir que o seu cliente frequente o seu estabelecimento mais vezes. No caso de restaurante, se os clientes costumam frequentar o restaurante uma vez por mês, se conseguir incentivá-lo a ir duas vezes por mês, está deste modo a duplicar as suas recitas, admitindo que os valores médios de compra se mantêm o mesmo.

Aumentar os preços, significa que obterá mais receita em cada compra feita por cada cliente, considerando que os seus volumes de compra se mantêm, assim como o  valor médio de cada transação e frequência de compra. Aumentar os preços fará com que aumenta a sua receita em troco do mesmo esforço.

Tenha sempre presente que nem todos os clientes são bons cliente, alguns esgotar-lhe-ão o tempo, as energias, os recursos, sem lhe proporcionar em contrapartida os resultados que espera.  Centre os seus esforços em atrair mais clientes ideais para o seu negócio. Estes são os que compram com maior frequência, gastam mais, passam palavra a outros clientes e estão dispostos a pagar um valor mais elevado pelo valor que lhes proporciona. Quantos mais clientes ideais conseguir atrair, melhor será o seu negócio.


Resultado de imagem para nuno militão

Nuno Militão

Consultor/Formador de Gestão




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS DIAS DE HOJE

                     Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso das redes-sociais, como o  Facebook  por exemplo. Se as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las, por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo? É esta a importância do Marketing Digital nos dias de hoje, pois tem a capacidade de atingir o público-alvo de uma determinada organização na internet, tendo em conta o comportamento de cada usuário.  A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital, pois na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelos  conteúdos que são disponibilizados nos seus sites e nas redes sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são fazer com que os seu

A Importância do Marketing Relacional Numa Empresa

A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Neste sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes é cada vez mais importante. Vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim, programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspetos acabam por gerar grande vantagem competitiva. Um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos da empresa mais frequentemente e em maior quantidade. Dum modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais em produtos provados e testados. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isto precisa de estar muito claro para os

Como Tornar os Nossos Produtos Desejáveis Pelos Clientes

    Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante... um produto que seja desejável pelos clientes? Os desejos e as necessidades dos clientes estão assentes em três fatores:      Os clientes escolhem produto/serviços que refletem os seus valores e crenças que por sua vez são traduzidas em ganhos. Da mesma forma que todos os produtos/serviços são igualmente um meio para os clientes alcançarem os seus objetivos. Por último as barreiras e os obstáculos são as dores que impedem os clientes de atingir os seus objetivos.     Para que a sua proposta de valor seja desejável pelos clientes é necessário que esta realize os objectivos do seu público-alvo, que gere ganhos e que atenue as suas dores. Quando uma empresa cria e lança um produto novo no mercado, é de extrema importância que exista um encaixe perfeito entre a proposta de valor e o