Avançar para o conteúdo principal

Quer Ser Um Empreendedor de Sucesso?


Resultado de imagem para empreendedor gestor





O sucesso de um projeto de empreendedorismo está necessariamente ligado ao seu empreendedor. As competências do empreendedor e o potêncial do projeto apresentado são duas variáveis fundamentais para alcançar o sucesso.
A decisão de empreender deve de ser ponderada, o empreendedor deverá de estar consciente de que ser dono do seu próprio negócio vai implicar mudanças na sua vida familiar/profissional.
As suas motivações para o negócio devem ser claramente analisadas e deverá também aferir sobre a possibilidade de conseguir reunir todos os recursos necessários para o desenvolvimento do seu projeto.
 Para gerir uma empresa de sucesso o empreendedor terá de ser possuidor de algumas competências chave para o desenvolvimento do projeto. Assim sendo podemos organizar as competências de um empreendedor em 4 grandes dimensões: 


 Competências Pessoais


 As competências pessoais são o resultado da formação pessoal, da personalidade e das atitudes, ajudando a compreender o empreendedor enquanto ser humano.


· Honestidade- A imagem de credibilidade do empreendedor, e o ponto-chave para que seja aceite por todos os stakeholders como parceiro de negócio.


· Capacidade de enfrentar riscos- (Ambição, espírito de iniciativa, criatividade). Quando um negócio está a nascer, muitas das vezes sem a certeza de que vai ser um sucesso e com necessidade de ultrapassar um sem número de desafios, é a atitude do empreendedor, de aceitar riscos, de trocar soluções mais estáveis pela ambição, de construir a diferença e de utilizar a sua criatividade e espírito de iniciativa, que vai ser determinantes para o impulsionar, no desafio de transformar uma ideia num negócio de sucesso.


·   Auto-confiança- (Persistência, perseverança, resiliência). A autoconfiança, a persistência de continuar a acreditar no sucesso e a trabalhar, mesmo quando as experiencias inicias não são bem-sucedidas e a resiliência para enfrentar os desafios que vão surgindo são garantias do empreendedor em procurar o sucesso do seu negócio.



·  Auto-disciplina- (Pontualidade, autocontrole, organização). Ao assumir o papel de empreendedor, é necessário autodisciplina e organização para aplicar essas características de sucesso a si mesmo e à equipa, uma vez que ninguém o fará por si.


·  Capacidade de análise- No que diz respeito a projetos de empreendedorismo e inovação, a passagem da ideia ao negócio é muito dinâmica e a capacidade de análise e síntese vai ter um papel chave no desenvolvimento do projeto.


·  Poder de comunicação- Comunicar o negócio ao mercado e aos diferentes stakeholders, é a chave para que uma boa ideia se transforme num negócio de sucesso.



Competências Relacionais



Nesta dimensão o empreendedor deverá de ser capaz de conciliar a capacidade de empatia com a projeção.


·    Empatia- Capacidade de compreender os outros.


·    Projeção- Capacidade de se focar nos objetivos.


·   Capacidade de interação- Mantendo o foco nos objetivos e nos resultados, ser capaz de obter resultados trabalhando com um grupo.



Competências de Conhecimento



Esta dimensão agrupa um conjunto de conhecimentos, a que chamamos Know-how. Muitos destes conhecimentos resultam da formação académica do empreendedor ou de um esforço individual de pesquisa e estudo.


·   Conhecimento de gestão empresarial- Quando o empreendedor transforma uma ideia em negócio está perante um quadro empresarial que precisa de ser gerido com atitude profissional. Como principal responsável pelo sucesso do negócio, o empreendedor deverá possuir uma boa formação em diversas áreas da gestão empresarial.


Competências Técnicas



·  Aplicação dos conhecimentos de marketing- Para além dos conhecimentos de marketing, o empreendedor deverá ser capaz de aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de plano operacional corrente.


· Gestão por objetivos- Estabelecer objetivos ambiciosos e realistas é uma base fundamental para a motivação da equipa, para o planeamento coerente das atividades e para a avaliação do crescimento do negócio.


·  Planeamento, organização e método- É fundamental um bom planeamento das fases de implementação e das diversas atividades, bem como uma boa organização das tarefas.


Resultado de imagem para nuno militão

Nuno Militão
Consultor/Formador Gestão
Técnico Apoio Local Microcrédito
Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS DIAS DE HOJE

                     Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso das redes-sociais, como o  Facebook  por exemplo. Se as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las, por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo? É esta a importância do Marketing Digital nos dias de hoje, pois tem a capacidade de atingir o público-alvo de uma determinada organização na internet, tendo em conta o comportamento de cada usuário.  A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital, pois na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelos  conteúdos que são disponibilizados nos seus sites e nas redes sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são fazer com que os seu

A Importância do Marketing Relacional Numa Empresa

A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Neste sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes é cada vez mais importante. Vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim, programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspetos acabam por gerar grande vantagem competitiva. Um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos da empresa mais frequentemente e em maior quantidade. Dum modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais em produtos provados e testados. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isto precisa de estar muito claro para os

Como Tornar os Nossos Produtos Desejáveis Pelos Clientes

    Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante... um produto que seja desejável pelos clientes? Os desejos e as necessidades dos clientes estão assentes em três fatores:      Os clientes escolhem produto/serviços que refletem os seus valores e crenças que por sua vez são traduzidas em ganhos. Da mesma forma que todos os produtos/serviços são igualmente um meio para os clientes alcançarem os seus objetivos. Por último as barreiras e os obstáculos são as dores que impedem os clientes de atingir os seus objetivos.     Para que a sua proposta de valor seja desejável pelos clientes é necessário que esta realize os objectivos do seu público-alvo, que gere ganhos e que atenue as suas dores. Quando uma empresa cria e lança um produto novo no mercado, é de extrema importância que exista um encaixe perfeito entre a proposta de valor e o