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5 Dicas para Transformar uma Ideia Num Grande Negócio




Para transformar uma ideia num grande negócio, à uma séria de fatores que temos de ter em conta. Começando desde logo pela ideia e pelo seu teste de viabilidade, de seguida deveremos  elaborar a nossa proposta de valor e saber quais as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento da mesma, por último, mas não menos importante, identificar qual o nosso público-alvo.

 Confira as 5 dicas que o podem ajudar a transformar a sua ideia num grande negócio. 

1- Ter uma boa ideia 

O primeiro passo para criar uma empresa de sucesso é obviamente, ter uma boa ideia, mas nem todas as ideias são válidas, estas devem de ser realistas, viáveis, e sobretudo ir de encontro às necessidades detetadas no mercado.

 

O que deveremos ter sempre presente é que nem sempre é preciso inventar algo de novo para se poder criar um negócio de sucesso, na maioria dos casos basta olhar-mos á nossa volta e descobrir um necessidade/problema que ainda não tenha sido satisfeita/resolvida. Mesmo que o produto/serviço já exista, poderemos sempre o oferecê-lo de outra forma que vá de encontro às necessidades não satisfeitas pela oferta atual aos potenciais clientes.

2-Validação da  ideia 

Num projeto empresarial, a transformação de uma ideia de negócio viável, passa pela estruturação e organização do modelo de negócio.

Um modelo de negócio é uma planificação do processo de identificação e de como vão ser utilizados os recursos, competências e parcerias com vista à criação de valor por parte da empresa. Esta fase situa-se entre a validação da ideia e elaboração do plano de negócio, é onde se colocam todas as questões acerca das relações a criar com os clientes e parceiros, onde se estimam as fontes de receita e de custos e onde se estabelece a estratégia a usar para se atingir os objetivos estabelecidos.

  3 -O produto ser desejado pelos clientes

O que determina a desejabilidade dos produtos são os desejos e as necessidades dos  clientes.

 Compreender os desejos e as necessidades dos clientes é fulcral para o sucesso de qualquer negócio. Como criar produtos/serviços desejados pelos clientes se não souber o que eles querem?

 

Poucas empresas se dão ao trabalho de conhecer os seus clientes, na maioria das vezes até os ignoram. 

4-Criar base de Clientes Sustentável 

Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante..... Clientes.

A sustentabilidade de uma empresa constrói-se com uma base de clientes saudável.
Em primeiro lugar os clientes não vão comprar os seus produtos/serviços, se não souberem que eles existem. Investir no conhecimento da sua marca torna-se assim numa atividade de extrema importância. Em segundo lugar esse conhecimento terá de levar o cliente à aquisição, que por sua vez aumentará a sua base de dados e lhe ajudará a crescer. Por fim, mas não menos importante temos a retenção, o objectivo de qualquer empresa é reter os clientes pelo maior tempo possível e assim conseguir vendas repetidas.
 

5-Controle de Gestão

O sucesso de uma boa empresa depende muito de uma boa gestão e principalmente da sua saúde financeira. A análise da situação financeira, um acompanhamento detalhado e uma eficaz planificação farão a diferença nos resultados e evolução de um negócio.

 Existem custos recorrentes que vamos ter de suportar todos os meses. Alguns destes custos vão verificar-se independentemente de termos vendido muito ou pouco. A renda, os salários, os seguros são alguns exemplos dos chamados custos fixos. Outros custos variam consoante as quantidades de produtos vendidos ou serviços prestados. As matérias primas consumidas, a subcontratação de serviços são alguns exemplos dos custos variáveis.

Se o saldo entre os nossos proveitos e os nossos custos for negativo, então algo está errado. No entanto, nos primeiros tempos pode acontecer que em algumas atividades os resultados obtidos sejam negativos. Entre outras causas, o principal fator é a base de clientes ainda estar a ser construída. Porém, isto é um indicador a ter em conta, pois pode significar que algo está a falhar no nosso plano de negócio

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Nuno Militão

Consultor/Formador Gestão

Técnico Apoio Local Microcrédito

Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo


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