Quando se pensa em abrir um negócio, há
uma série de fatores que têm de ser levados em conta, para que a ideia de
negócio saia do papel e consiga sucesso.
A base do empreendedorismo é a conversão de ideias em novas empresas,
evidentemente que a criatividade, a inovação e o assumir os riscos são
importantes, mas também o é a capacidade de implementar efetivamente a sua
ideia de negócio.
De onde surgem as ideias
Uma ideia é uma representação mental de
algo concreto ou abstrato, um conceito ou uma invenção. Todos nós já tivemos ou
teremos ideias “brilhantes” que ao vê-las realizadas por outros dizemos
“eu já tinha pensado nisto”, mas o fato é que não dedicamos algum tempo
a apontar, a pensar, a escrever, ou a avaliar essa ideia a ver se existe uma
oportunidade que podemos explorar. As oportunidades de negócio estão por todo o
lado e esperam por um empreendedor para as identificar e aproveitar.
Importante referir que a maioria das ideias se direciona a um, ou a vários,
de três aspetos:
2. Nova tecnologia: alguns novos negócios baseiam-se em
novas tecnologias aplicadas ao processo de produção ou aos produtos;
3. Novo Benefício: alguns empreendedores inovam na forma de oferecer
um produto ou prestar um serviço, o que implica oferecer algum novo benefício
aos clientes.
A ideia é o ponto de partida para o
desenvolvimento de um negócio. Numa perspetiva muito genérica, uma ideia surge
como resposta a uma necessidade identificada.
O mercado permite detetar uma
necessidade, mas não define o produto de que necessita. A visão empreendedora
vai revelar-se na capacidade de detetar uma necessidade e desenvolver uma
solução ou produto para a satisfazer.
Uma ideia pode surgir num momento
inesperado, partindo das mais diversas fontes e contextos, as ideias de negócio
surgem de muitos lados e de muitas fontes, surgem de uma simples conversa com
colegas, de experiências pessoais e de trabalho, da leitura de revistas ou
jornais. É normal que numa fase inicial as ideias sejam muito vagas, mas servem
como farol para a procura de mais informação, de modo a serem analisadas pelo
empreendedor e assim conseguir dar corpo à ideia e desenvolve-la:
Identificar necessidades
ou deficiências: através da pesquisa de necessidades não satisfeitas e
produtos passiveis de sofrer melhorias.
Observar tendências:
estudar o mercado e observar tendências sejam elas locais, regionais, nacionais
ou internacionais.
Procurar novas aplicações: monitorizar
produtos/serviços quer já existam e adequa-los a novos usos.
Hobbies: através de
hobbies insuspeitos, podem ser identificadas necessidades de mercado cado
que vale a pena colmatar.
Observar o sucesso de outros:
muitas empresas posicionam-se muito perto de outras que já existem, isto é,
imitam o sucesso das outras. Contudo é importante analisar bem o que
se está a fazer, qual a tecnologia do mercado e a fonte de valor
acrescentado que oferece ao cliente. No fundo isto passará por analisar
porquê a empresa está a ser bem-sucedida e onde é que o empreendedor
poderá introduzir alguma forma de diferenciação.
Derivação da ocupação
atual: muitos empreendedores deixam o seu trabalho para
iniciar uma empresa no mesmo setor e área de atividade.
Aposta na investigação e
desenvolvimento: Outra das formas de desenvolver uma ideia de
negócio, é através da investigação e desenvolvimento de novos produtos.
Validação da Ideia
Quando existe uma ideia de negócio é
muito importante que esta seja validada, pois irá permitir ao empreendedor
perceber se vale a pena iniciar o seu projeto, ou se por outro lado, não
existem condições para o sucesso da mesma.
Viabilidade técnica
·
Confirmar a detenção ou disponibilidade
de know-how para construir a solução.
·
Descrever detalhadamente o processo de
construção da solução.
·
Confirmar a existência e acessibilidades
dos equipamentos capazes de construir a solução.
·
Confirmar a existência e acessibilidade
das instalações necessárias à implementação do projeto.
·
Confirmar se a solução tem capacidade de
competir com as soluções concorrentes.
·
Verificar pontos fortes e fracos da
solução em comparação com a concorrência.
Viabilidade Económica
As oportunidades de negócio resultam de
necessidades não satisfeitas ou que podem ser satisfeitas de uma forma
diferente e melhorada, relativamente à solução existente.
Nesta fase, o empreendedor deve garantir que existe mercado para a solução
encontrada. Deve ainda assegurar que o mercado está disponível para aderir à
solução e que tem dimensão suficiente para viabilizar o negócio.
Os diferentes tipos de
oportunidades de mercado podem ser sintetizados em 3 vetores:
Novos produtos– Identificação de uma
solução para uma necessidade não satisfeita, à qual corresponde um mercado
suficientemente amplo e com poder de compra.
Produtos melhorados-Já existem soluções
de negócio semelhantes, que tem boa aceitação de mercado, mas não foram
identificados alguns benefícios/vantagens que o mercado valoriza, introdução de
uma solução que garanta pelo menos temporariamente uma vantagem competitiva.
Produtos complementares– Lançamento de um novo produto
melhorado, ou introduzindo outros produtos que o complementem.
Qual o meu mercado alvo
Quando se pensa em abrir um negócio, há
uma série de fatores que têm de ser levados em conta, para que a ideia de
negócio saia do papel e consiga sucesso.
Um dos fatores mais importantes é a
definição do público-alvo. Dependendo do tipo de negócio que se pretende
implementar, pode ser importante identificar desde a faixa etária, o sexo, o
nível de rendimento, estado civil, se têm filhos e quantos. Com estas
informações o empreendedor deve delimitar a parcela desse publico para a qual
valerá a pena dedicar maior atenção, pois não os conseguirá atender a todos da
mesma maneira.
O lançamento de qualquer ideia de
negócio sem um prévio estudo de quem será o nosso publico alvo, faz com que o
empreendedor assuma riscos que podem afetar de forma bastante negativa o seu
negócio, para tal é necessário que siga os seguintes passos:
· Pesquisar: É
importante que o empreendedor conheça muito bem o mercado que pretende
atingir, quantos mais detalhes, melhor. É uma região de
imóveis residenciais ou comercia i
Existem mais edifícios ou casas? Qual a faixa etária predominante? qual o
valor da renda?
· Definir o meu
público-alvo: Agora que já sabe quem é quem no mercado onde pretende
atuar, não tente agradar a todos, pois pode correr o risco de não agradar a
ninguém. Delimite um grupo específico no qual valerá a pena focar os seus
esforços, cruzando a informações e identificando o que será mais vantajoso
para o seu negócio.
· Oferta: Nesta
fase e com o público-alvo definido só tem de prepara a sua oferta de maneira que
atenda o máximo possível as suas necessidades.
· Definir estratégia de
comunicação: Tudo depende do tipo de negócio e do publico alvo a que
se pretende chegar. Procure identificar os principais canais através dos quais
seria possível comunicar com os seus clientes e defina ações para eles.
Nuno Militão Consultor/Formador Gestão Técnico Apoio Local Microcrédito Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo |
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