O
marketing direto consiste em promover um produto ou serviço diretamente a um
potencial cliente. É uma estratégia realizada individualmente, de acordo com os
interesses ou os comportamentos de compra demonstrados pelos potenciais
clientes, e assume que já existe algum interesse prévio do consumidor pelo
produto/serviço da empresa. Com
o marketing direto, as mensagens publicitárias são comunicadas pela empresa
diretamente ao consumidor, sem existir qualquer intermediário. Ao
contrário de outras estratégias de marketing mais massificadas, o marketing
direto consiste na divulgação de mensagens apenas a pessoas potencialmente
interessadas na sua empresa. Isso traz algumas vantagens: ·
A comunicação é mais individualizada,
mais personalizada e, por isso, tendencialmente mais eficaz; ·
Há uma redução dos custos e,
potencialmente, um melhor retorno do investimento, uma vez que o
investimento em publicidade é mais direcionado; ·
O público-alvo está mais predisposto a
receber as comunicações da empresa, aumentando as probabilidades de venda; ·
É relativamente fácil medir resultados e analisar
o desempenho das campanhas; ·
No caso do marketing direto online, existe
ainda a vantagem de este poder ser automatizado e não implicar um esforço
elevado de operacionalização. A chave para a eficácia de uma campanha de
marketing direto baseia-se numa boa segmentação da base de dados.
Comunicar com pessoas que não estejam interessadas na sua empresa nem
predispostas a receber as suas mensagens publicitárias pode tornar-se caro e
ineficaz.
Exemplos
de marketing Direto E-mail
marketing: é um dos canais de marketing direto que apresenta um
maior retorno do investimento. Consiste no envio de e-mails com informações,
ofertas especiais ou outras mensagens aos potenciais clientes, previamente
segmentados e alojados numa base de dados. Quanto mais personalizadas forem
estas mensagens, mais eficazes se tornam SMS
marketing: enviar mensagens de texto aos potenciais clientes
também constitui uma forma de marketing direto. É um meio relevante quando se
pretende comunicar alguma promoção ou campanha especial, a disponibilidade de
algum produto ou o estado de envio de uma encomenda, por exemplo. Pode servir,
também, para dar os parabéns aos clientes no seu aniversário. Cupões
de desconto: são uma forma convencional de marketing
direto que consiste na entrega de cupões de desconto, pessoalmente ou por
correio. Esta estratégia pode ser associada a spam, porém, se for bem
segmentada e individualizada, pode ser bastante eficaz. Por exemplo, quando um
cliente compra algum produto na sua loja, pode oferecer-lhe um desconto numa
próxima compra. Enquanto
que algumas técnicas de marketing pretendem o aumento de perceção e a educação
dos mercados sobre os produtos e serviços de uma empresa, o objetivo do
marketing direto é persuadir o receptor da mensagem de marketing a tomar uma
ação. Enquanto que a venda é sempre o objetivo maior, nem todos os
potenciais clientes vão estar preparados para a compra no momento. Mas poderão
estar preparados para: ·
Visitar o website; ·
Ligar para mais informações; ·
Introduzirem o seu nome e email; ·
Guardarem o cupão, ·
Fazerem download; · Visitarem as redes sociais. |
Nuno Militão Consultor/Formador Gestão Técnico Apoio Local Microcrédito Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo |
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