Avançar para o conteúdo principal

Marketing de "Esperança"


Marketing de “Esperança” - Jornal Tornado

    O objetivo de qualquer empresa quando nasce é o de tornar os seus produtos/serviços desejáveis pelos clientes, tornar-se rentável o mais rápido possível e que essa rentabilidade possa perdurar no tempo. Mas para que isso seja possível é necessário que os clientes conheçam a nossa empresa/marca, os nossos produtos, e que esse conhecimento os leve à aquisição.
Muitos negócios abrem portas sem que seja feito qualquer investimento no conhecimento da sua empresa/produto, e ficam na “esperança” que o cliente possa passar à sua porta e adquira o seu produto. Outras há, que investem em marketing (distribuem flayers, colocam um outdoor, colocam anúncios num jornal local) mas ficam sem saber qual o retorno do investimento feito.
Quando se investe em marketing e não se sabe ao certo qual o retorno das ações , estão é porque a empresa está a investir no Marketing da “Esperança”.
A Comunicação feita no Marketing da “Esperança” segue apenas um lado em que o empreendedor, procura os clientes de uma forma aleatória através dos meios de comunicação. Este tipo de abordagem  torna praticamente impossível medir qual o retorno obtido no investimento realizado.
No Marketing da “Esperança” o empreendedor reconhece que o produto/serviço que está a oferecer mo mercado é de qualidade, e acredita que vai conseguir vender muito e fica na esperança que isso aconteça, no entanto, o resultado obtido é na maioria das vezes insatisfatório.
Para um negócio ter o sucesso, e obter o retorno esperado, é necessário que esta invista em marketing de resultados.
O marketing de resultados é um conjunto de ligações estratégicas que são todas voltadas para a conversão (vendas). No marketing de resultados estão incluídas diversas metodologias a que chamamos de Inbound Marketing.
 Assim sendo o Imbound Marketing, contrapõe-se ao clássico outbound marketing, que faz com que as campanhas de produtos/serviços alcancem o maior número de público possível, por meio de anúncios, tais como os jornais, rádio, televisão e revistas, ou através de panfletos, outdoors e contatos de telemarketing, existindo nestes meios muita dificuldade em segmentar o público-alvo e mais dificuldades ainda em calcular o Return Off Investiment (ROI) e o Return on Marketing Investment (ROMI) dos seus investimentos.
A ideia do Imbound Marketing é promover técnicas que consigam que os clientes das organizações cheguem á sua marca através principalmente da relevância: publicações relevantes feitas em blogs, acções em redes sociais, podcast, vídeos expositivos, videoconferências, newsletters, e e-books e muitas outras formas de exibição. Com isso, as organizações adquirem a atenção dos internautas que tem um interesse legítimo nos seus produtos/serviços, podendo estabelecer bons relacionamentos a médio longo prazo, que vão desde a captação de leads até à finalização do ciclo de compras.
Com esta metodologia o Imbound Marketing é ideal para as organizações que tem dificuldade em qualificar leads, atraindo assim novos interessados sempre que produz conteúdos relevantes relacionados com os seus produtos/serviços, conduzindo-os assim pelo funil de vendas até à conversão, tratando-se de uma metodologia sistemática para converter visitantes em leads e leads em clientes.



Resultado de imagem para nuno militão
Nuno Militão
Consultor/Formador Gestão
Técnico Apoio Local Microcrédito
Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS DIAS DE HOJE

                     Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet, muitas até tornando-se dependentes dela, é o caso das redes-sociais, como o  Facebook  por exemplo. Se as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, então porque não identifica-las, por que não criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais certeira e mais eficiente chegar junto do nosso público-alvo? É esta a importância do Marketing Digital nos dias de hoje, pois tem a capacidade de atingir o público-alvo de uma determinada organização na internet, tendo em conta o comportamento de cada usuário.  A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital, pois na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelos  conteúdos que são disponibilizados nos seus sites e nas redes sociais. Algumas das principais finalidades do marketing digital são fazer com que os seu

A Importância do Marketing Relacional Numa Empresa

A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Neste sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes é cada vez mais importante. Vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim, programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspetos acabam por gerar grande vantagem competitiva. Um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos da empresa mais frequentemente e em maior quantidade. Dum modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais em produtos provados e testados. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isto precisa de estar muito claro para os

Como Tornar os Nossos Produtos Desejáveis Pelos Clientes

    Nos dias de hoje para criar um negócio de sucesso, não basta ter um boa loja, ter um bom produto, ter stock dos artigos, ter promoções, ter colaboradores motivados, se não temos o mais importante... um produto que seja desejável pelos clientes? Os desejos e as necessidades dos clientes estão assentes em três fatores:      Os clientes escolhem produto/serviços que refletem os seus valores e crenças que por sua vez são traduzidas em ganhos. Da mesma forma que todos os produtos/serviços são igualmente um meio para os clientes alcançarem os seus objetivos. Por último as barreiras e os obstáculos são as dores que impedem os clientes de atingir os seus objetivos.     Para que a sua proposta de valor seja desejável pelos clientes é necessário que esta realize os objectivos do seu público-alvo, que gere ganhos e que atenue as suas dores. Quando uma empresa cria e lança um produto novo no mercado, é de extrema importância que exista um encaixe perfeito entre a proposta de valor e o