O objetivo de qualquer empresa quando nasce é o
de tornar os seus produtos/serviços desejáveis pelos clientes, tornar-se
rentável o mais rápido possível e que essa rentabilidade possa perdurar no
tempo. Mas para que isso seja possível é necessário que os
clientes conheçam a nossa empresa/marca, os nossos produtos, e que esse conhecimento
os leve à aquisição.
Muitos
negócios abrem portas sem que seja feito qualquer investimento no conhecimento
da sua empresa/produto, e ficam na “esperança” que o cliente possa passar à sua
porta e adquira o seu produto. Outras há, que investem em marketing (distribuem
flayers, colocam um outdoor, colocam anúncios num jornal local) mas ficam sem
saber qual o retorno do investimento feito.
Quando
se investe em marketing e não se sabe ao certo qual o retorno das ações , estão
é porque a empresa está a investir no Marketing da “Esperança”.
A
Comunicação feita no Marketing da “Esperança” segue apenas um lado em que o
empreendedor, procura os clientes de uma forma aleatória através dos meios de
comunicação. Este tipo de abordagem
torna praticamente impossível medir qual o retorno obtido no
investimento realizado.
No
Marketing da “Esperança” o empreendedor reconhece que o produto/serviço que
está a oferecer mo mercado é de qualidade, e acredita que vai conseguir vender
muito e fica na esperança que isso aconteça, no entanto, o resultado obtido é
na maioria das vezes insatisfatório.
Para
um negócio ter o sucesso, e obter o retorno esperado, é necessário que esta
invista em marketing de resultados.
O
marketing de resultados é um conjunto de ligações estratégicas que são todas
voltadas para a conversão (vendas). No marketing de resultados estão incluídas
diversas metodologias a que chamamos de Inbound Marketing.
Assim sendo
o Imbound Marketing, contrapõe-se ao clássico outbound
marketing, que faz com que as campanhas de
produtos/serviços alcancem o maior número de público possível, por meio de
anúncios, tais como os jornais, rádio, televisão e revistas, ou através de
panfletos, outdoors e contatos de telemarketing, existindo
nestes meios muita dificuldade em segmentar o público-alvo e mais dificuldades
ainda em calcular o Return Off Investiment (ROI) e
o Return on Marketing Investment (ROMI) dos seus
investimentos.
A ideia do Imbound
Marketing é promover técnicas que consigam que os clientes das
organizações cheguem á sua marca através principalmente da relevância:
publicações relevantes feitas em blogs, acções em redes sociais, podcast,
vídeos expositivos, videoconferências, newsletters, e e-books e
muitas outras formas de exibição. Com isso, as organizações adquirem a atenção
dos internautas que tem um interesse legítimo nos seus produtos/serviços,
podendo estabelecer bons relacionamentos a médio longo prazo, que vão desde a
captação de leads até à finalização do ciclo de compras.
Com esta metodologia
o Imbound Marketing é ideal para as organizações que tem
dificuldade em qualificar leads, atraindo assim novos interessados
sempre que produz conteúdos relevantes relacionados com os seus
produtos/serviços, conduzindo-os assim pelo funil de vendas até à conversão,
tratando-se de uma metodologia sistemática para converter visitantes em leads e leads em
clientes.
Nuno Militão Consultor/Formador Gestão Técnico Apoio Local Microcrédito Técnico do IEFP de Apoio ao Empreendedorismo |
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